segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Décimo Encontro de Dança Contemporânea.

O Tema de Movimento VII está relacionado com a consciência das oito ações básicas de esforço. Segundo Lenira Rangel, este Tema é uma progressão dos Temas II e IV. Na dança, as oito ações de esforço básicas não aparecem de uma maneira absolutamente completa. Entretanto, as ações de esforço são capazes de acentuar importantes momentos do movimento e este Tema trata de identificá-las, experimentá-las, mais isoladamente, buscando demonstrar as suas diferenças de qualidades. Quando Laban falava de ESFORÇO, ele chamava a atenção para o que ocorria “dentro” do corpo como uma totalidade física, emocional e intelectual e de corponectivo. O movimento e a dança não são só o que vemos “fora”. Eles têm sensações, atitudes, impulsos, pensamentos, inferências que aparecem em movimento visível. Tudo isso é esforço, que não quer dizer força. É um “jeito”, uma qualidade dada que aparece no movimento visível. Esforço é o como do movimento. Se estico o braço, não se trata de apenas esticar, trata-se de como esticar, com firmeza ou mais leve, subitamente ou muito, muito lentamente e por aí vai. Na verdade esforço é movimento, pois não há movimento sem esforço, sem seu aspecto qualitativo.

TORCER – sua qualidade de espaço é flexível; sua qualidade de peso é firme, sua qualidade de tempo é sustentada. Ação tridimensional.

PRESSIONAR – sua qualidade de espaço é direta; sua qualidade de peso é firme; sua qualidade de tempo é sustentada. Ação “achatada”

CICOTEAR – sua qualidade de espaço é flexível; sua qualidade de peso é firme; sua qualidade de tempo é súbita.

SOCAR – sua qualidade de espaço é direta; sua qualidade de peso é firme; sua qualidade de tempo é súbita. Transição Abrupta.

FLUTUAR – sua qualidade de espaço é flexível; sua qualidade de peso é leve; sua qualidade de tempo é sustentada. Tridimensionalidade.

DESLIZAR – sua qualidade de espaço é direta; sua qualidade de peso é leve; sua qualidade de tempo é sustentada.

PONTUAR – sua qualidade de espaço é direta; sua qualidade de peso é leve; sua qualidade de tempo é súbita.

SACUDIR – sua qualidade de espaço é flexível; sai qualidade de peso é leve; sua qualidade de tempo é súbita.


Aliamos o aprendizado desta aula às novas propostas coreográficas, o Tema de Movimento VIII será experimentado após a V Semana Maranhense de Dança, que acontecerá do dia 22 ao dia 29 de agosto de 2011. Os alunos do curso de Dança Contemporânea estão agora em processo de criação coreográfica para uma possível atuação neste evento. Esta será a primeira oportunidade de mostrar para a comunidade os talentos do "Projeto Por Trás da Cena"

Avaliação:
Os alunos estão a cada aula apresentando melhor desempenho nas criações coreográficas, estão animados para atuar na V Semana Maranhense de Dança. 

Vídeo do décimo encontro de dança contemporânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário