segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nono Encontro de Dança Contemporânea

O Tema de Movimento VI está relacionado ao uso instrumental do corpo, onde o propósito deste Tema é favorecer a consciência geral adquirida por meio do Tema I. A atenção é dada ao que o corpo é capaz de fazer, atuando como se fosse um instrumento, ou um objeto.


CORPO COMO INSTRUMENTO


Gestos – incluem todos os movimentos do corpo, que não estão concernentes a suportar peso. Gestos não são apenas com as mãos, podemos fazer gestos com o quadril ou com os pés, com o tronco.


Passos – incluem todas as transferências de peso de um suporte para outro (neste caso o suporte são os pés). Passos com pés paralelos, abertos (como Carlitos), nos calcanhares, sobre os dedos. Passos agachados, para trás, como formiga ou gigante, largos, amplos, estreitos, em ziguezague, em círculos, etc.


Locomoção – inclui maneiras de transportar o corpo de um lugar para o outro. A locomoção mais prosaica é feita através de passos, mas há vários tipos de rolamentos, rastejamentos, deslizamentos, saltos.


Pular – inclui todos os movimentos nos quais o ponto de suporte é temporário. Laban decodificou cinco tipos gerais de pulos ou saltos.


Virar – inclui todos os movimentos nos quais é feita uma mudança de frente. A referência de frente pode ser dada em relação ao espaço ou em relação à própria pessoa. Em Laban é o centro do corpo (a região do umbigo) que define o que é frente.


Imobilidade – quando ficamos “imóveis”, o corpo todo está com seus fluxos sanguíneos, digestivos, as batidas do coração, os olhos, em movimento.


A partir desta aula, os alunos do curso de dança contemporânea começaram a conhecer princípios de composição coreográfica, partido de criações em duplas.


Metodologia Aplicada:
VI Tema de Movimento de Rudolf Laban a partir de escritos de Lenira Rangel


Recursos Técnicos:
Aparelho de som

Vídeo do nono encontro de dança contemporânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário