Conseguimos realizar nosso primeiro estudo teórico sobre a linguagem Dança-Teatro, lendo textos, assistindo vídeos, conversando sobre arte contemporânea, sobre os conceitos que culturalmente construímos sobre a arte sem perceber, nossos preconceitos, sobre características da Dança-Teatro e do ator-dançarino. Nesta aula enfocamos os trabalhos coreografados por Pina Bausch no Wuppertal Tanztheater, na Alemanha inicialmente assistimos o espetáculo "Café Müller". Conversamos sobre a construção do espetáculo "As Cores de Frida" do Núcleo Atmosfera - NUA e sobre as diferentes maneiras de compor dramaturgias a partir de suas pesquisas em Dança-Teatro.
Fala do Professor:
Vamos rever nossos conceitos sobre arte antes de sair julgando os trabalhos que assistimos. Será que não gostamos ou será que não entendemos esses trabalhos? Há algum conceito fixo sobre a Dança-Teatro já que ela é vertente da dança contemporânea? Será que é simplesmente colocar o teatro dentro da dança, será que é só fazer um personagem dançar? O que propõe esta linguagem? O que propôs Pina Bausch?
Fala de Aluno:
"Na Dança-Teatro os atores-dançarinos parecem personagens".
Avaliação:
Acredito que a turma esteja cheia de dúvidas sobre a Dança-Teatro, poucos alunos se arriscam a comentar sobre a linguagem, a responder os questionamentos propostos. Houve alto nível de concentração mas a participação dos alunos deixou a desejar.
Material utilizado:
Auditório, data-show, dvds, apostilas impressas.
Segue uma sequência de trechos dos vídeos completos do trabalho de Pina Bausch que assistimos:
Café Müller
O Lamento da Imperatriz
A Sagração da Primavera
Pina 3D
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