O Tema V do Movimento Laban está relacionado com a adaptação a parceiros. Estamos sempre em contato com outras pessoas em diversos ambientes que passamos no nosso cotidiano e esse tema propõe a ênfase ao espaço mais amplo. Os participantes do curso de dança contemporânea experimentaram inicialmente um aquecimento e alongamento corporal conduzido pelo ministrante, em seguida se integraram numa série de jogos propostos. Em grupo, após jogos de contatos, a turma passou a compor pequenas células coreográficas, sem usar movimentos em círculo, estudando diferentes formas de entrar, apresentar e finalizar uma cena.
Fala de Professor:
Vamos analisar como estamos trabalhado em grupo, como estão nossas relações. Será que hoje em dia as pessoas estão se tocando? Até que ponto podemos nos adaptar à outras pessoas no espaço da sala, na rua, no cotidiano?
Fala de Aluno:
"É difícil olhar cara a cara"
Avaliação:
A cada aula os alunos estão sendo divididos em grupos diferentes e isso tem causado uma integração mais rápida no curso, percebe-se a auto-estima elevada, o desafiar das capacidades físicas e criativas, a participação maior dos integrantes nas aulas e também nas discussões que ocorrem ao final. É notável um grande crescimento corponectivo!
Material Utilizado:
Aparelho de som, Dicionário Laban.
Vídeo do oitavo encontro de dança contemporânea