Com uma sala lotada (33 alunos), a primeira aula de Dança-Teatro começou com uma breve apresentação de nomes e seguiu com dinâmicas de aquecimento em grupo. Acredito nos processos, no novo e desconhecido universo a ser explorado, na criação sem pré-definição, sem conceitos e preconceitos. Essa turma tem uma característica especial que ainda não sei explicar o por que de tanta identificação, deve ser por conta de sua semelhança com os integrantes da minha ultima experiência com Dança-Teatro em comunidade em 2008, a mesma que resultou na criação do espetáculo: "As Cores de Frida", dentro de um projeto de extensão intitulado Ação Cultural em Teatro da Universidade Federal do Maranhão. O resultando foi tão positivo que essa obra passou a integrar o repertório do Núcleo Atmosfera - NUA, perdendo seu caráter educativo e ganhando caráter profissional. "As Cores de Frida" foi contemplado em 2010 no Projeto de Circulação SESC Amazônia das Artes, circulando por diferentes estados brasileiros, espalhando a arte da Dança-Teatro produzida no Maranhão.
Relatei um pouco da minha experiência com os integrantes e eles retribuíram falando de suas visões e expectativas acerca da Dança-Teatro aplicada dentro do curso. Nos distraímos, nos conhecemos um pouco, criamos em nós uma ansiedade para a chagada da próxima aula.
Fala de professor:
Se estamos falando de arte, estamos falando também de seres humanos e todos nós temos medo de algo. O artista é um ser corajoso, por sua coragem de se expor, por desafiar seus limites, por se colocar diante de situações e olhares inesperados. O artista contemporâneo não é um ser que passa, ele se transforma e fica.
Fala de aluno:
Antes eu ligava a Dança-Teatro à imagem de um personagem dançando, quando assisti "As Cores de Frida" essa imagem foi quebrada, achei o espetáculo diferente e fiquei me perguntando como se daria o seu processo de criação. Hoje no curso eu quero responder minhas perguntas e aprender mais sobre essa linguagem.
Metodologia aplicada:
Aquecimento com movimentação escrita e aquecimento espontâneo em grupo. Composição em tubo. Registros de mãos, pés e olhares.
Avaliação:
Disposição total para as experimentações, os integrantes possuem muitas dúvidas sobre a linguagem Dança-Teatro e possuem boas expectativas no processo de criação de um espetáculo.
Material utilizado:
Aparelho de som, câmera filmadora digital
Vídeo da primeira aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário