O estudo da consciência a partir do espaço marcou as experimentações do terceiro Tema de Movimento de Laban no curso de Dança Contemporânea. Lenira Rangel, em seus escritos sobre as propostas labanianas diz que este tema trata de conscientizar para as possibilidades de uso do espaço e de acordo com Laban este é o primeiro tema no qual o foco não é só a pessoa, mas sim o seu meio ambiente. Rangel também usa a seguinte citação:
“Espaço não é vazio. Espaço é junto com o universo, cósmico. A respiração altera o espaço, interno e externo. Qualquer pessoa que esteja se movimentando modifica o espaço, em grau pequeno ou grande. O espaço está sendo modificado o tempo todo, as pessoas, os animais, o ar que passa, modificam o espaço. O espaço é uma coisa viva” (CAVALCANTI, CIBELE, entrevista fevereiro/2001, apud RENGEL 2003).
No primeiro momento da aula trabalhamos possibilidades de espaço direto e flexível, cinesfera, espaço a partir de contatos e no segundo momento trabalhamos fora da sala de dança onde os alunos teriam que explorar os espaços do SESC-Deodoro, na busca de poetizar o espaço (que já é vivo) a partir de interferências com os corpos.
Fala de professor:
Todo espaço tem vida própria e pode ser visto assim como uma tela pintada, uma paisagem urbana, nossos corpos podem poetizar qualquer tipo de espaço.
Falas de Alunos:
"Quando dançamos fora da sala colocamos nos colocamos sob o olhar de outras pessoas, olhares positivos e negativos, os olhares negativos também são bons, por mais que as pessoas dizem que sou louca mais eu insisto em dançar". (Larissa)
"Eu me senti como uma criança num quintal novo tendo que descobrir quais as árvores que tem nele, brincando sem perceber a descoberta de um mundo diferente". (Ariane)
Avaliação:
Inúmeros aspectos foram positivos na aula de hoje, foi a primeira vez que me emocionei enquanto professor de dança nessa turma. A cada dia uma proposta, a cada nova proposta uma unidade e o coletivo é sempre algo essencial no trabalho para as artes. A turma amplia o olhar sobre a dança a cada encontro, compreendem que dançar é possível em qualquer lugar do universo.
Material utilizado:
Bexigas, aparelho de som, câmera filmadora.
Vídeo da sexta aula de Dança Contemporânea
Nenhum comentário:
Postar um comentário