O Tema de Movimento IV de Laban está relacionado com a consciência da fluência do peso corporal no espaço e no tempo. Com toda a base inicial que os alunos tiveram ao estudar os temas anteriores, esse tema pareceu deixar a turma mais descontraída, os integrantes do curso apresentaram movimentos mais conscientes e pensamentos mais aguçados sobre a dança, sem perder a espontaneidade, cada corpo tentando se colocar melhor no espaço, se relacionar melhor com os outros corpos presentes na sala. Estudamos basicamente a fluência livre a a fluência controlada.
"Como a fluência significa algo que flui, que é fluente, fica difícil entender que a fluência pode ter um fluxo controlado, isto é, mesmo que mais contida não deixa de ser fluência. Imagine um rio, sempre fluindo, que é represado num trecho (sua fluência fica mais contida) e depois tem seu curso natural (sua fluência fica mais livre)." (Lenira Rangel)
“A Fluência não pode ser explicada separadamente dos outros fatores. O Corpo processa todos os níveis de informações (sensações, emoções, raciocínios, trocas celulares, impulsos elétricos...) na simultaneidade sistêmica própria dos organismos vivos e a Fluência é como um sistema com um objetivo que se define em processo”. (MOMMENSHON, Maria. Entrevista, novembro/2005)
Fala de Professor:
Vamos pensar na fluência como algo natural do nosso corpo, como o sangue que corre em nossas veias, como a água que corre no rio, como o vento que toca a nossa pele na rua, na janela do ônibus. Tudo que naturalmente pode correr e continuar no universo mesmo em diferentes intensidades. Vivemos fluindo, tentando correr mesmo que os problemas existam e tentem nos impedir. Parados estamos fluindo, estamos sempre pensando em algo e nosso corpo também está sempre dançando por dentro.
Vamos pensar na fluência como algo natural do nosso corpo, como o sangue que corre em nossas veias, como a água que corre no rio, como o vento que toca a nossa pele na rua, na janela do ônibus. Tudo que naturalmente pode correr e continuar no universo mesmo em diferentes intensidades. Vivemos fluindo, tentando correr mesmo que os problemas existam e tentem nos impedir. Parados estamos fluindo, estamos sempre pensando em algo e nosso corpo também está sempre dançando por dentro.
Fala de Aluno:
"Pela primeira vez tivemos que pensar numa criação individual, em grupo tudo se torna mais fácil pois temos com quem conversas e também enrolar um pouquinho, mas quando você está em conexão consigo mesmo parece um tanto desesperador."
"Fluir com o outro é melhor do que fluir sozinho"
"Iniciei meus estudos em dança com o ballet clássico, sempre tive dificuldade de fazer movimentos de tronco, e trabalhar melhor com minhas articulações, pela primeira consegui quebrar esse tabu e trabalhar no meu corpo outras possibilidades. Obrigado!"
Avaliação:
Os alunos apresentaram uma notável evolução, por mais que tenham falado que criar sozinho seja difícil. Suas composições individuas, carregadas de verdade, ajudaram cada corpo encontrar sua autonomia. A cada aula, a cada tema novo os alunos apresentam qualidade e o mais importante é que estão conscientes disso.
Material Utilizado:
Aparelho de DVD, músicas.Vídeo da sétima aula de dança contemporânea
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